LIONS CLUBE DO RIO DE JANEIRO
Mater Clube do Brasil
Fundação : 16 / 04 / 1952 - A.I.L.C. 3140-016542 – Distrito LC-1
Sede Própria : Rua Alcindo Guanabara 24 / 1113
Rio de Janeiro – RJ - Brasil – cep 20038-900 
Utilidade Pública – Lei 892 de 12/08/1957 



Foto de Melvin Jones

M E L V I N   J O N E S
O Fundador do Lions Clube Internacional

"Estou descobrindo que ninguém avança na vida se não começar a fazer alguma coisa pelo próximo."

Esta frase
define o espírito de solidariedade que o marcou.
Foi 
em resposta à sua esposa  Rose Jones, que o advertia que "estava se matando pelos outros sem que ninguém lhe pagasse nada."  

    MELVIN JONES nasceu em Fort Thomas, Arizona - EUA em 13 de janeiro de 1879. 

    Fort Thomas teve origem numa base militar americana contra os índios fundada em 1864 que no seu auge se compôs com 21 edifícios feitos de adobe (toras de madeira), sendo que a malária era o maior problema de saúde da região. Fort Thomas tinha reputação de ser pobre e na sua história consta a captura do líder indígena e pagé Gerônimo ocorrido em 1886 que se tornou celebridade nos Estados Unidos e foi contada nos filmes de Hollyhood nos tempos do velho-oeste.  

    Seu pai era o capitão Calvin Jones, comandante de uma tropa militar sob as ordens do general Nelson Miles, famoso na luta contra os índios americanos na década de 1850 à 1890.

    Sua mãe foi Lidia Giber Miles e as memórias da infância de MELVIN JONES eram uma mescla de tropas uniformizadas de azul, cavalos de combate, clarins, comboios e medo de ataques mortais dos índios. Portanto, MELVIN JONES, pela análise histórica, nasceu num forte militar de combate indígena e passou parte da infância num ambiente hostil e violento, constituindo assim parte importante do seu desenvolvimento psicológico.  


    Refletindo sobre sua própria infância, MELVIN JONES dizia que seu futuro era uma incognita tão grande que não conseguia prever se seria advogado ou cantor.

    Quando jovem frequentou o curso secundário em Kahoca e St. Louis - Missouri e mais tarde frequentou o Union Business College e o Chaddock College, de Quincy - Illinois. Ao que parece, não concluiu a faculdade de direito, como também não se sabe com certeza se a iniciou. Em 1900, quando tinha 21 anos de idade, mudou-se para Chicago e logo conseguiu um emprego na Agência de Seguros de Johnson & Higgins. 


    Nesta mesma época, 23/02/1905, na cidade de Chicago - EUA, havia sido fundado o Rotary Clube pelo advogado Paul Harris com os ideais de um clube de relacionamentos profissionais que pudessem ser transformados em amizade. Não há notícia que Melvin Jones teria sido um rotariano, mas estavam na mesma cidade, na mesma época e ambos eram maçons.

    Aos 30 anos, em 1909, casou-se com Rose Freeman, que fez uma carreira esportiva de sucesso no golfe.

    Em 1913, aos 34 anos, com sua experiência adquirida no ramo secutirário, MELVIN JONES fundou sua própria empresa, a Melvin Jones Insurance Agency e progrediu rapidamente.


    Na época um amigo comerciante convidou-o para conhecer outros negociantes no Clube de Negócios de Chicago, também chamado de Círculo de Negócios, que se reuniam semanalmente no restaurante "Boston Oyster House". 

    Estes tipos de Clubes de Negócios eram frequentes na época, a modelo dos pubs ingleses, cuja finalidade era fomentar seus negócios em ajuda mútua. Ser associado a um desses clubes representava honradez e honestidade, essenciais aos negócio. Porém estes tipos de Clubes estavam em decadência pois os negócios ocorriam mesmo sem eles.  

    Em 1915, durante a Primeira Guerra Mundial, que ocorreu entre 1914 à 1918, portanto, 6 anos após sua admissão no Clube de Negócios de Chicago, MELVIN JONES propôs que aqueles Clubes de Negócios fossem mais simpáticos diante da comunidade e que isto poderia ajudar a expandir os negócios de todos, afinal, o mundo estava em guerra e a economia dos EUA não estava boa. 

    Diante deste cenário, MELVIN JONES propôs que todos os associados destes Clubes de Negócios se unissem para fazer coisas em benefício da comunidade sem visar lucro financeiro imediato, pois argumentava que os dividendos viriam depois. Isto ficou muito marcado na sua frase mais famosa: "ninguém pode ir muito longe se não fizer algo pelo próximo".  A idéia era coerente e foi bem aceita no seu Clube de Negócios de Chicago. 

    MELVIN JONES com sua inteligência provavelmente observou que o Rotary de Paul Harris estava progredindo a passos largos e seguiu naquela inspiração, porém com formato diferente. 

    No Rotary Clube havia o pré-requisito de multi-profissionais unidos num clube enquanto no Lions Clube isto nunca foi exigido. Eram Clubes de Negócios pré-existentes que se uniam com uma nova proposta.    

    No ano seguinte, em 1916, a experiência bem sucedida em seu próprio clube, com forte convicção, levou a mesma idéia aos outros Clubes de Negócios da região e sua mente brilhante então vislumbrou todos juntos integrados num só objetivo, como uma grande associação nacional.  

  Seu escritório de seguros converteu-se num centro de atividades para promover este projeto, onde ele e sua mulher trabalhavam diuturnamente enviando longas correspondências explicativas e fazendo conferências para convencer os demais Clubes de Negócios dos Estados Unidos.  

    Em 07 de junho de 1917, ainda no período a Primeira Guerra Mundial, representantes de 27 Clubes de Negócios de várias partes dos Estados Unidos se reuniram na Sala Leste do Hotel La Salle de Chicago e a idéia de união foi aprovada e fundada a ASSOCIAÇÃO DOS LIONS CLUBES .

    Para a escolha deste nome MELVIN JONES apresentou uma extensa literatura de heráldica e tradições e explicou que o leão simboliza força, valor, austeridade, fidelidade e ação, atributos que eram desejados pelos homens de liderança.  

   Três meses depois, de 08 a 10 de outubro de 1917, foi realizada a primeira Convenção da Associação dos Lions Clubes no Adolphus Hotel em Dallas, Texas, quando foi aprovado o estatuto, o emblema, o código de ética e a declaração de objetivos com forte conteúdo institucional para agregar os homens de negócios numa nova forma de responsabilidade social. 

    Assim sendo, podemos dizer que MELVIN JONES foi um dos pioneiros em trazer a idéia de responsabilidade social atrelada a prosperidade dos negócios.

    Em 1920, o Lions Clube se torna internacional com a fundação do primeiro clube fora dos EUA, em Windsor no Canadá.

    MELVIN JONES continuou com sua Agência de Seguros em Chicago até 1926, quando então passou a se dedicar exclusivamente aos Lions Clubes. Seu esforço fez a organização crescer vertiginosamente embalado na recuperação econômica dos Estados Unidos da América após a Primeira Guerra. 

    Com a vitória dos Aliados na Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos da América entraram numa duradoura prosperidade econômica ajudando o crescimento dos Lions Clubes fora dos Estados Unidos.  

    Em 1945, MELVIN JONES foi convidado a representar a experiência da Associação de Lions Clube Internacional na Conferência da Liga das Nações em São Francisco quando cooperou na formulação da Carta Constitutiva da Organização das Nações Unidas (ONU). Em 1947 recebeu o status de Consultor do Conselho Econômico e Social da ONU.

    Em 1950, MELVIN JONES recebeu o título de Secretário Geral Perpétuo do Lions Internacional pois, devido sua humildade, nunca aceitou o cargo de presidente ou de governador. Em 1953 inaugurou a sede própria da instituição em um grande edifício na Av. Michigan.

    Em 1952 Armando Fajardo funda o primeiro Lions Clube do Brasil - o Lions Clube do Rio de Janeiro, na época, capital do país.

   Em 1954 morreu sua mulher Rose, cujo casamento havia durado 45 anos, sem notícias de filhos e dois anos depois, com 77 anos, casou-se com Lillian M. Radigan, que o acompanhou até sua morte, de causa não informada aos 82 anos de idade, em 01 de junho de 1961, em Fluosmod - EUA, cujo funeral não foi documentado provavelmente pela sua própria modéstia. Esta localidade não estava disponível nos mapas do Google em 2018, o que se presume ser um local periférico. Em junho de 1999, o Conselho Internacional do Lions construiu o MEMORIAL MELVIN JONES com um pináculo de 50 metros em reconhecimento a sua obra em sua cidade natal, em Fort Thomas, no Arizona - EUA. 

    O escritório de MELVIN JONES, no quarto andar da matriz internacional, é hoje conservado, como eterna lembrança do homem que dedicou toda sua vida, com poderosa inteligência e um grande coração para com a humanidade.

    Em análise dos acontecimentos históricos, o Lions Clube nasceu da reunião de homens de negócios que acreditavam na responsabilidade social como instrumento da própria prosperidade, sem lucro pessoal pois o trabalho era conjunto. Isto é que significa, até hoje, o "trabalho desinteressado" de um associado de Lions.

    Esta filosofia, na época inovadora, fez 100 anos em 2017.

    Desde então, em todo mundo, pessoas de boa vontade e competentes se reunem nesta instituição inspiradora e internacional de Lions Clubes com a finalidade de servir desinteressadamente à humanidade com os mais elevados princípios morais.  

    Com o passar das décadas, o Lions Internacional soube fazer atualizações na sua filosofia para se adaptar as necessidades globais.

    Sendo assim, a idéia de “trabalho desinteressado” ampliou-se e a palavra “negócios” diminuiu de importância na filosofia da instituição, pois grande quantidade de associados dos Lions Clubes são pessoas que fazem o serviço social voluntário motivado exclusivamente pelo altruísmo humanitário e pelo cultivo da amizade sem qualquer interesses nos próprios negócios.


Este texto tem a interpretação histórica de Izidoro de Hiroki Flumignan a partir de pesquisa feita pela internet em 27/01/18. 

   MENU PRINCIPAL